terça-feira, 27 de março de 2007

Opiniões: a opinião "pública".

A opinião “pública”.

Uma opinião só é funcional se causar mudanças comportamentais. Logo, o cuidado a ter com o poder opinativo é importantíssimo. O poder de influênciar sujeita-nos a uma responsabilidade inerente, e ao não tomarmos as precauções devidas, deparamo-nos com situações como a de Domingo passado (dia 25 de Março), em que Salazar foi eleito o Melhor Português de sempre. Com razão, o mérito é todo seu Sr. Salazar! O homem ainda depois de morto tão bem consegue desviar as atenções para o forro político-económico do seu poderio (o homem era inteligente claro, mas…) como tem o poder de revelar a ignorância e a hipócrisia da gordura portuguesa. A dita opinião pública, que revela o geral e não o particular, pôs o tormentador dos demais sedentes no topo.
É obvio que todos gostam do simbolismo patriótico da luta contra a opressão, dos cravos nas espingardas, da paz oportunista, quando chega a altura da celebração da liberdade. Pode-se discutir que nos livrámos de mais um tabu português, do medo do passado recente, e que já podemos falar livremente do passado, para um futuro. Os poderosos de hoje bem celebram o seu estatuto, mas não lembram o que custou aos outros oferecer a oportunidade. Eu não posso falar por experiência própria porque não estava vivo, mas consigo elaborar uma opinão e apresentá-la. Portugal sem Salazar é como um slogan americano – “Land of the Free. Land of Oportunity”. E o 25 deAbril é daqui a um mês.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pah, isto do primeiro comentário é coisa de esposa.. sinto que tou aqui a desempenhar um papel que nao me pertence, ehehe!Como ja te disse, gosto muito da tua maneira de escrever, acho que é muito caracteristica, muito tua.. se tivesse lido isto quem sabe, na Maria enquanto esperava pela roupa na lavandaria tinha pensado de certeza ca para mim "ora, ora se nao é o Tomas Pinto"!Agora vê se me deixas de chatear.. ja cansa!*

Pedro Santana disse...

Sabes que eu nao sabia desta... que felizmente ca nao apanho a merda da rtp1. Não deixa de ter a sua piada... Eu, quando soube dessa cena, pensei imediatamente que se votaria em Pessoa: alguém que realmente recriou o espírito português, apesar do ópio e das patologias mentais de que padecia.
É a tal opinião particular que (redundantemente) não é partilhada pela meioria.
Não deixes de chatear a Kleineprinces!!! ahaha

Pedro Santana disse...

Meioria = Maioria
As minhas desculpas!